quinta-feira, 26 de julho de 2012

Entre o progresso e o conservadorismo

Buenos Aires continua um charme, principalmente quando falamos da capital portenha em época de inverno. Clima agradável, gente elegante, bons vinhos e muita cultura. Sem dúvidas, a capital europeia da América do Sul não perdeu seu requinte e merece esse título. No entanto, o que mais me chamou atenção neste temporada de julho pela capital é como os Hermanos conseguiram manter e conservar aquele charme antigo europeu e ao mesmo tempo não ficar parados no tempo. Claro, se nos referirmos a transporte e ao sistema de metrô da cidade, não resta dúvidas de que a precariedade impera, no entanto me refiro aqui as pessoas de uma forma geral. B.A(soletrado em inglês) assim chamada pelos gringos, tem artistas incríveis e um espectro de cultura enorme. Bairros como Palermo e San Telmo, são recheados de artistas de ruas, e também de estúdios de arte em cada esquina e Plaza. Um outro destaque foi como os portenhos lidam com a diversidade de uma forma geral, e aqui aproveito para comparar ao meu Rio de Janeiro que tanto se gaba por ser a capital gay-friendly do Brasil. Caminhando pelas “calles argentinas”, notava homens de terno e gravata de mãos dadas, mulheres usando Channel e roupas de luxo se beijando, e pais ensinando aos seus filhos que olhavam um pouco desentendidos que tudo não passava de natural. A forma conforme a diversidade se faz presente em B.A é incrível, pois todas aquelas formas de estereótipos já conhecidas são quebradas da maneira mais natural possível, e tudo ocorre de forma "smooth" sem nenhuma linearidade de estranhamento.  Será que o mesmo poderia ocorrer na Cidade Maravilhosa? E não, não me refiro a farme de amoedo em Ipanema e sim ao centro da cidade. Acho que já temos a resposta para isso, né? É por isso que insisto na ideia de que o Rio de Janeiro é a cidade dos guetos e dos bairros, mas isso é uma outra discussão que deixaremos para mais adiante.
   Parece que enquanto a arquitetura e a infraestrutura da cidade ficaram paradas no tempo as pessoas avançaram, e avançaram muito. Mentes brilhantes, pessoas incríveis e um bom café ou um bom vinho com um "local" te mostra isso claramente. 
   Ao voltar, ponderava no avião se meu Rio e São Paulo um dia chegarão no patamar de open-mindedness que Buenos Aires chegou. Mesmo que não residindo mais no Brasil em um futuro proxímo e distante, torço muito por isso... Afinal, nos gabamos tanto para falar que tomamos o sexto lugar de maior economia mundial do Reino Unido, por que não nos gabar e dizer: Educação e Cultura também avançam. Já tá na hora de superarmos aquela máxima de "subdesenvolvimento estrutural", de uma forma geral. Ou será que não que queremos? Será que o provincianismo chega a tanto na ex colônia portuguesa, que não avançamos por que não queremos? Espero um dia encontrar uma resposta para essas perguntas e não me assustar com as mesmas.


Foto e Texto por: Rodrigo Silva

Nenhum comentário: